HONDA REINVENTA MONKEY

A mini-moto simbólica da Honda, a Monkey, foi “reinventada” para os dias de hoje, com um estilo fortemente inspirado no modelo original, mas complementado por sistemas modernos como uma forquilha USD na frente, dois amortecedores atrás, painel de instrumentos LCD, travões ABS com IMU e iluminação integral de LEDs.

O motor de 125 cm³ e refrigeração por ar debita uma potência de 6,9 kW (9,5cv) com consumos de 1,49 l/100 km (67 km/l); o peso em ordem de marcha é de apenas 107 kg.

Honda Monkey um ícone dos anos 70

A Honda Monkey é, talvez, mais conhecida a nível mundial como um ícone simbólico da década de 70 do século passado, mas a primeira aparição ao público foi, na realidade, em 1961. Originalmente desenvolvida como um brinquedo para crianças de 49 cm³ para o parque de diversões Tama Tech em Tóquio, este modelo tornou-se logo tão popular que foi desenvolvida uma versão homologada para a estrada, inicialmente exportada para a América e para a Europa em 1963 e que vinha com um depósito cromado, um guiador que se podia dobrar e rodas de 5 polegadas e montagem rígida.

Esta enorme popularidade devia-se ao bonito design  e do qual se gostava imediatamente e às dimensões super-reduzidas, bem como ao “peso-pluma” – caraterísticas que faziam da Monkey original uma moto muito divertida de conduzir na cidade. Em 1969 as suas rodas cresceram para 8 polegadas de diâmetro e, a partir de 1970, este modelo ganhou ainda mais popularidade com a adição de uma forquilha de desmontagem rápida, para que fosse ainda mais fácil colocá-la na mala do carro.

Redesenhada em 1978

Em 1978 – um ano que assinalou o início do verdadeiro “período de ouro” para a Monkey – a moto foi redesenhada para ficar mais apelativa e popular para as suas legiões de condutores de RVs (Recreational Vehicles – Veículos de lazer) que precisavam de um meio de transporte conveniente que pudessem usar quando estacionassem os seus veículos. E foi assim e por esta altura que a “atrevida” Monkey cimentou o seu lugar dentro de milhares de corações; com a sua caixa de 3 velocidades e embraiagem centrífuga (que não precisava das “tradicionais” capacidades exigidas para conduzir uma moto com embraiagem normal), este modelo permitiu que milhares de condutores pudessem ter a sua primeira experiência a “enrolar punho” num veículo a motor de duas rodas.
Como a condução deste modelo era, de facto, tão divertida e fácil, a sua contribuição para levar este conceito de moto a um público mais vasto foi, talvez, a maior entre todas as motos. Com os seus pneus largos, mini-guiador caraterístico, depósito minúsculo e banco confortável, a Monkey tem um aspecto inconfundível e, tal como a afeição que se tem por ela, também intemporal.

Algumas caraterísticas da Monkey 2018

Motor de 125 cm³ e refrigeração por ar esta moto debita uma potência de 6,9 kW (9,5cv) e um binário de 11 Nm, com consumo de 1,49 l/100 km (67 km/l).
O quadro em aço, forquilha USD à frente, duplo amortecedor atrás e pneus de 12 polegadas para um peso em ordem de marcha de 107 kg, 1.155 mm de distância entre eixos e banco de 775 mm de altura. Todas as luzes são de LEDs.

Naturalmente, o estilo clássico da Monkey serviu de inspiração para este novo modelo. A sua silhueta trapezoidal destaca as formas compatas e acrescenta-lhe substância e profundidade. As superfícies simples e curvadas foram desenhadas independentemente umas das outras e caracterizam toda a Monkey.
O depósito tem capacidade para 5,6 litros de combustível e está pintado na mesma cor do quadro, do braço oscilante e dos amortecedores traseiros e é o ponto forte em termos visuais deste modelo, exibindo o logótipo histórico 3D Old Wing da Honda. Os dois guarda-lamas da Monkey em aço cromado e montados em posição alta – juntamente com a protecção de escape caraterística, os espelhos retrovisores de formato circular e o guiador alto – prestam todos homenagem ao modelo original.

Como seria de esperar, as tecnologias mais modernas também beneficiam esta nova Monkey, apesar do look tradicional do modelo: o painel de instrumentos digital LCD de formato circular inclui um velocímetro, um conta-quilómetros totalizador, dois trips parciais para as distâncias percorridas e um indicador de seis segmentos para o nível do combustível; todas as luzes são de LEDs. A chave ondulada (também com o mesmo logótipo Old Wing do depósito) tem um sistema de resposta incluído Answer Back que pisca os indicadores de direção mediante uma pressão num botão e permite localizar facilmente a Monkey no meio de um estacionamento cheio.

O sistema ABS de um canal com unidade IMU ajuda a alivar o soltar da traseira em caso de travagem forte.
No que respeita à motorização e mantendo-se fiel às suas origens, a Monkey está equipada com uma unidade monocilíndrica horizontal de 125 cm³ e uma árvore de cames à cabeça (SOHC); a construção simples é, no entanto, muito robusta. A refrigeração é feita pela passagem do ar e as medidas do diâmetro e do curso são de, respetivamente, 52,4 x 57,9 mm; a relação de compressão é de 9,3 : 1 e o sistema de alimentação de combustível é o famoso sistema PGM-FI, permitindo ao motor debitar uma potência de 6,9 kW às 7.000 rpm e um binário de 11 Nm às 5.250 rpm. A caixa de velocidades tem 4 mudanças e o motor exibe consumos de apenas 1,49 l/100 km (67 km/l).
O quadro monotrave em aço da Monkey foi ajustado para oferecer um equilíbrio adequado entre rigidez e subtileza – perfeito para a grande variedade de condições em que este modelo certamente vai ser mais usado. O braço oscilante tem secção oval e reflete o “design circula” presente em toda a moto.
O ângulo da coluna da direção é de 25° e o eixo de arraste (trail) vale 82 mm, para uma distância entre eixos de 1.155 mm e um diâmetro de viragem de apenas 1,9 metros. O peso em ordem de marcha é de apenas 107 kg, com o banco a 775 mm do chão. Este é feito em uretano de alta densidade e oferece o máximo conforto.
A forquilha USD compõe a frente com o seu acabamento premium Alumite e é complementada atrás pelos dois amortecedores com 104 mm de curso no eixo da roda. A altura máxima ao solo é de 160 mm. A travagem está a cargo de um disco de 220 mm à frente e outro disco de 190 mm atrás, gerida pelo sistema ABS com IMU.

Os pneus largos e de tacos têm dimensões de 120/80-12 65J à frente e 130/80-12 69J atrás e as jantes são de 12 polegadas. A Monkey de 2018 vai estar disponível em três esquemas cromáticos: Amarelo Banana/Branco Ross; Vermelho Pérola Nebula/Branco Ross e Preto Pérola Shining/Branco Ross.

Marcos históricos da Monkey

1961

Primeiro modelo – desenvolvido para divertimento em parques de diversões, com rodas de 5 polegadas, suspensão rígida, guiador dobrável e motor 50cc de 3,1kW.

1963

Primeiro modelo de estrada – exportado para a América do Norte e Europa.

1967

Primeiro modelo vendido no Japão – Com banco articulado.

1970

Equipada com suspensão frontal de desmontagem rápida permitia arrumação no porta malas de um carro pequeno.

1978

Primeiro modelo com depósito de combustível de formato em gota e estilo custom.

1984

Modelo ‘Gold’ de Edição Limitada.

1987

Modelo ‘R’ com quadro tubular duplo e travão de disco frontal hidráulico.

1991

Modelo Off-road estilo ‘Baja’ com dois faróis.

2004 Special

Decoração especial baseada na CB750F que venceu a prova Daytona 100 pilotada por Freddie Spencer.

2009 Monkey Ltd.

Primeira versão com injecção de combustível.

2017

Versão comemorativa do 50.º aniversário do modelo em comercialização no Japão.

#TablierMagazine
Fonte: Honda

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